sexta-feira, 2 de maio de 2008

PEDRO AMÉRICO - 97 - Pintor

PEDRO AMÉRICO

Pedro Américo de Figueiredo e Melo foi um pintor, romancista e poeta brasileiro.
Biografia
De família humilde, era filho de Daniel Eduardo de Figueiredo, artista e músico, e de Feliciana Cirne. Era irmão do também laureado pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo.
Ao chegar ao Rio de Janeiro em 1854, Pedro Américo foi aluno do Colégio Pedro II. Descoberto pelo desenhista alemão Bindsel, ganhou uma bolsa na Academia Imperial de Belas Artes, onde estudou entre os anos de 1859 e 1864. Subvencionado pelo Império de Dom Pedro II, aperfeiçou sua técnica na Europa, estudando em Paris, onde consagrou-se como pintor e recebeu o título de Doutor em Ciências. Sua pintura abrange temas bíblicos e históricos. Realizou várias obras a pedido de Dom Pedro II, a mais famosa delas sendo o quadro Independência ou Morte, de 1888 atualmente localizada no Museu Paulista.
Casa onde Pedro Américo nasceu, em Areia - PB. Atualmente é um museu em homenagem ao pintor.
Pedro Américo pertence ao acadêmicismo, pois mesmo tendo estado na Europa numa época de manifestações impressionistas, sua produção manteve-se fiel a Academiada de Belas-Artes.
Casou no ano de 1869, em Lisboa, com Carlota de Araujo Porto-alegre (1844 - 1918), filha Manuel de Araújo Porto-alegre, também insígne artista, e Ana Paulina Delamare, Barões de Santo Ângelo. Tiveram 3 filhos.
Recebeu as honrarias de Cavaleiro da Coroa da Alemanha e de Grão Cavaleiro da Ordem Romana do Santo Sepulcro.
Seu corpo foi transladado de Florença para o Rio de Janeiro, e depois de exposto durante vários dias no Arsenal de Guerra, foi provisóriamente sepultado em janeiro de 1906, no Cemitério São João Batista

Postado por HRubiales

Nenhum comentário: